Mbf

Energia solar em áreas rurais.

Qualquer lugar do País é abundante em luz solar, de modo que essa é uma fonte acessível a todo o produtor rural, e o seu aproveitamento é quase infinito.

Somos sabedores que a energia elétrica representa até 30% do custo de produção agropecuária, como no caso de fazendas dedicadas à avicultura.

Em 2023, os gastos devem subir ainda mais, principalmente com o fim do subsídio da energia rural, o que pode comprometer as margens de lucro dos produtores.

A solução passa, necessariamente, pela energia solar, também conhecida como sistema fotovoltaico. A implantação da energia solar no agronegócio pode representar uma economia de até 90% na conta de luz da propriedade rural.

Imóveis que contam com a instalação de energia solar se tornam mais valorizados, podendo chegar a valer até 30% a mais.

Vantagens da energia solar:

→ Seu baixo impacto ambiental, sua instalação simples, seu baixo custo em relação ao tempo de vida útil (mais de 25 anos) e o fato de poder ser utilizada como substituta da energia elétrica convencional em regiões que ainda não possuem distribuição.

A energia solar fotovoltaica é uma grande aliada dos agricultores, produtores ou famílias rurais para reduzirem o gasto com a conta de luz e aumentarem a renda proveniente do agronegócio.

Principais benefícios da energia solar.

Assegura a autonomia energética

Os produtores que trabalham com o auxílio da energia solar no campo contam com a autonomia energética. Isso significa que eles deixam de depender de outras fontes não renováveis e, principalmente, da rede de energia elétrica. O que é interessante, uma vez que ainda existem regiões com estruturas precárias de sistema elétrico.

Melhora a agricultura de precisão

A utilização dessa energia no campo resulta em uma economia de até 95% na conta de luz para os produtores. A diminuição nos custos da eletricidade é um fator fundamental para incentivar o aumento de painéis fotovoltaicos na propriedade, contribuindo também para a adoção técnicas sustentáveis e a agricultura de precisão.

Reduz os custos com irrigação.

Muitos processos de irrigação demandam grande quantidade de energia elétrica para garantir um funcionamento adequado. No entanto, a energia solar no campo garante economia por aproveitar a alta incidência solar no país.

Permite um melhor aproveitamento do espaço físico

Alguns produtores acreditam que adotar um sistema de geração de energia fotovoltaica não é uma alternativa viável, pois os painéis solares podem ocupar grandes espaços físicos. Contudo, já é possível adquirir usinas solares flutuantes, otimizando a conservação do meio ambiente e preservando a destinação do espaço em sua propriedade.

Baixos custos das manutenções preventivas e corretivas

Mais uma vantagem da energia solar são os baixos custos com manutenções preventivas e corretivas. Vale ressaltar que, para garantir a economia na manutenção, é essencial um projeto bem elaborado e uma instalação correta da energia solar. Somos sabedores que a energia elétrica representa até 30% do custo de produção agropecuária, como no caso de fazendas dedicadas à avicultura.

× Precisa de ajuda?